Foi desmantelado no Bairro de 3 de Fevereiro um posto de saúde que servia como centro de diversão e venda de bebidas alcoólicas.
É um suposto posto que não reúne as condições sanitárias exigidas para o exercício da sua actividade.
Do lado de fora não dá para imaginar o que realmente ocorre dentro deste posto de saúde localizado no Bairro de 3 de Fevereiro na cidade de Maputo. A primeira vista parece estar tudo em ordem e bem organizado. Com placas escritas indicando gabinete médico, sala de colheira, laboratório, entre outros departamentos. Entretanto, já há algum tempo que este posto deixou de prestar o serviços aos quais se predispôs.
Hoje passou a ser um centro de diversão e venda de bebidas alcoólicas, há farras por aqui.
“A clínica passando um tempo ficou sem ter boas funções e andando o tempo recebemos uma denúncia que aqui vendia-se bebidas alcoólicas principalmente nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos, mas que sempre vendiam bebidas. É um lugar de instituição, uma vida que se leva aqui, a vizinhança em geral sempre reclamou.”
Um dos técnicos do posto de saúde, ainda sob efeito de álcool tenta distancia-se das acusações.
Um dos quartos que era destinados a internamentos, hoje foi transformado em depósito de bebidas alcoólicas.
“O que nós sabemos como Bairro, aquelas são salas, para tratamentos e internamentos em caso da pessoa não se sentir bem, inclusive eu já fiquei um tempo quando não estava a me sentir bem naqueles quartos que hoje são quartos de aluguer”.
Um dos jovens, flagrado a consumir bebidas alcoólicas naquele espaço tenta minimizar o problema:
“Era um consumo de caseiro, íamos consumindo aos poucos como temos em casa, nem? Então para não ficarem aí acabar se estragando acabamos consumindo. Agora, essa parte de que isto virou sei lá como se diz por aí, casa das bonecas, sei lá mais o quê que ainda a se falar por ai, a polícia veio aqui, teria encontrado essa situação”, diz um jovem flagrado no consumo.
A proprietária por sua vez diz desenvolver aquela actividade que por sua vez era desenvolvida naquele local.
“Isto que aconteceu aqui é um cenário novo pra mim, podem perguntar a vizinhança, eu entro aqui as 8h às 16h30m já não está ninguém”
Veja o vídeo amador feito no local:
Mas as irregularidades não terminam por aí, o posto de saúde não reúne as condições sanitárias exigidas. Num dos compartimentos que funcionava como laboratório pôde se ver alguns materiais e equipamentos médicos em estado obsoleto e não há condições de higiene acauteladas naquele local. É uma imundice reconhecida pela própria proprietária.
Este posto de saúde opera desde o ano de 1988, o desmantelamento deste, envolveu a polícia de proteção e polícia municipal, depois de denúncia de populares.
Moz na Web
Sem comentários:
Enviar um comentário