A cidade de Maputo foi a primeira a imunizar e conta com cerca de 154 profissionais que vão administrar a vacina aos cerca de 10. 937 profissionais de Saúde a nível do município de Maputo, processo que arrancou hoje, em todo o país.
Entre os técnicos, estão os que vão administrar a vacina, os de estatística, monitoria e avaliação, que deverão assegurar que todos os visados estejam efectivamente a ser abrangidos, segundo disse Cheila Xavier, chefe do departamento de Assistência Médica no Município de Maputo.
Na capital do país, o processo de vacinação iniciou no distrito municipal KaMpfumo, concretamente no Hospital Central de Maputo. Nesta zona, a vacinação vai também decorrer no Centro de Saúde da Malhangalene.
“ A cidade de Maputo está organizada e cada unidade sanitária tem um cronograma. Existem também kits para atender qualquer eventualidade que possa ocorrer depois da vacinação. Recomendamos que depois de vacinado, o profissional fique no local durante 15 minutos”, explicou.
O processo decorre, igualmente, nos restantes distritos municipais da cidade de Maputo, nomeadamente, Ka Mubukwana, Ka Maxaquene, isso nos Centros de Saúde de Bagamoyo, do 1º de Maio e Hospital Geral da Polana Caniço, respectivamente.
De acordo com Cheila Xavier, a vacina pode ser tomada também no centro de Saúde 1 de Julho, de Xipamanine, Hospital Geral José Macamo e de Chamanculo, nos distritos municipais de KaMavota e KaHlamankulo.
Nos distritos de KaTembe e KaNyaka a vacinação vai decorrer nos centros de saúde com os mesmos nomes.
Vibes de Moz
Sem comentários:
Enviar um comentário