O assessor para a Segurança Nacional do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Jake Sullivan, admitiu ontem que a ameaça de haver um ataque terrorista protagonizado pelo Estado Islâmico no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, “é real e persistente”.
Jake Sullivan admitiu, igualmente, que a prevenção de um ataque terrorista no aeroporto de Cabul é uma das principais prioridades das tropas norte-americanas.
“Os nossos comandantes no terreno têm ao seu dispor várias opções, que estão a utilizar para defender o aeroporto de um potencial ataque terrorista. Estamos a trabalhar arduamente para isolar e determinar de onde poderia surgir um ataque”, sublinhou Jake Sullivan, citado pela Lusa.
Desde a tomada de Cabul, milhares de pessoas afluem ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, com o objectivo de embarcar nos aviões de resgate e sair do país.
As ruas de Cabul estão sob segurança dos talibãs, que têm dificultado o acesso dos cidadãos àquele aeroporto, protagonizando violência contra todos que se fazem às fronteiras com o objectivo de abandonar o país.
Os Estados Unidos já retiraram cerca de 17.000 pessoas do Afeganistão desde que a operação de resgate começou em 14 de Agosto, incluindo 2.500 cidadãos americanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário