Terminou há instantes a cerimónia de arranque das operações da SADC em Cabo Delgado, que foi dirigida pelo Presidente da República e em Exercício na SADC, Filipe Nyusi, mas também pelo Presidente do Botswana, Mokgoeetsi Masisi que preside a Troika do Órgão da SADC para a cooperação nas áreas de Defesa e Segurança.
Filipe Nyusi destacou a necessidade de forte coordenação entre todas as tropas. “As forças já garantiram que vão trabalhar em sintonia. Não há lugar para descoordenação. Apelamos, mais uma vez, as forças aqui perfiladas para maior coordenação, comunicação, disciplina e respeito pela vida humana. Reforcem as vossas relações com as populações através da ajuda humanitária, sempre que for possível dar”.
Nyusi usou a ocasião para agradecer o engajamento da SADC. “Moçambique e toda região nutrem muita expectativa em torno da vossa acção. Vós sois heróis. Enquanto Governo da República de Moçambique, não pouparemos esforços para garantir a reposição da paz e segurança”, disse.
O Chefe de Estado também endereçou uma mensagem às Forças de Defesa e Segurança e pediu garantias de que há moral para servir o interesse da Nação.
Assim, a Força em Estado de Alerta da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral entrou em acção hoje no Teatro Operacional Norte, que compreende os distritos a norte da província de Cabo Delgado, assolados pelo terrorismo desde 2017.
Desde a eclosão dos ataques terroristas em Cabo Delgado, mais de duas mil vidas foram perdidas, há drama humanitário enorme, com mais de 800 mil deslocados.
Sem comentários:
Enviar um comentário