A esperança de qualificação para o Campeonato Africano das Nações acabou em pesadelo para milhares de moçambicanos. É a primeira vez na história que a selecção nacional de futebol falha numa partida decisiva jogada em casa. Uma derrota por 0-1 colocou os Mambas fora, uma vez mais, do CAN.
A jogar em casa diante dos Tubarões Azuis, os Mambas sabiam que só a vitória interessava. Ganhar e ganhar era o único caminho para a felicidade.
Mas em sua própria casa, deixaram escapar a possibilidade de fazer parte do campeonato que terá lugar nos Camarões em 2022.
Uma entrada concentrada dos Mambas fazia acreditar numa possível qualificação. Afinal o combinado nacional sabia que jogava contra o relógio. À passagem do minuto 13 um forte remate de Luís Miquissone podia ter dado em golo.
A grande oportunidade dos Mambas na primeira parte pertenceu ao capitão Dominguez que através de um livre obrigou o guarda-redes de Cabo Verde a uma defesa apertada.
Com resultado em branco as duas equipas foram aos balneários. No regresso, Moçambique colocou em campo Abel Maestro e Faizal Bangal.
Minuto 54 da segunda parte, um remate forte de Miquissone é anulado pelo guarda-redes Cabo Verdiano. Faizal Bangal na insistência não conseguiu fazer melhor, pelo menos na baliza adversária porque o próprio Faizal, minutos depois oferece golo a Cabo Verde, através de auto-golo. Um cabeceamento indefensável.
Minuto 73, Clésio lança a bola para o centro, mas Lau King, aos olhos do guarda-redes não conseguiu marcar.
Outras tantas oportunidades, sobretudo de bola parada foram falhadas e Cabo Verde carimbou em Moçambique o passaporte para o CAN e no Estádio Nacional do Zimpeto fez a festa.
Desilusão para Moçambique que até iniciou da melhor forma a caminhada para o CAN no grupo “F” acabou por terminar em último com uma sequência de derrotas.
Vibes de Moz
Sem comentários:
Enviar um comentário