Ex-guerrilheiros da Renamo chumbam no ingresso na PRM - VIBES DE MOZ

VIBES DE MOZ

Moçambique Online.

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

23/08/2021

Ex-guerrilheiros da Renamo chumbam no ingresso na PRM


Doze ex-guerrilheiros da Renamo chumbaram no processo de integração nas fileiras da Polícia da República de Moçambique (PRM) por não reunirem os requisitos necessários para serem incorporados.

O anúncio foi feito pelo presidente do partido, Ossufo Momade, que disse que este número de antigos guerrilheiros faz parte de um total de 35 desmobilizados que devem ser incorporados na PRM.

“Nós temos 35 guerrilheiros que vão ser integrados na Unidade de Protecção de Altas Individualidades, uma subunidade da PRM, mas antes de irem para lá há uma inspecção que é feita, na qual 12 ficaram de fora e outros seguiram”, disse Ossufo Momade, que falava à margem de um evento da Renamo na cidade da Beira, Sofala.

O presidente da Renamo afirmou que o partido está a seleccionar antigos guerrilheiros para serem integrados na Polícia, de modo a substituir aqueles que foram “devolvidos por falta de qualificações”.
“Neste momento, estamos a fazer nova selecção de outros oficiais para que possam fazer parte deste grupo”, reiterou o presidente da Renamo.

A integração dos ex-guerrilheiros na PRM faz parte do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) previsto no Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado entre o Governo e a Renamo, a 6 de agosto de 2019.

Prevê-se que os antigos guerrilheiros a serem integrados na Polícia sejam afectos à segurança da liderança e instalações da Renamo, obedecendo a toda a estrutura orgânica da PRM.

O DDR deverá abranger pouco mais de 5200 guerrilheiros da Renamo e o encerramento de 16 bases. Até ao momento, já foram desmobilizados 2307 ex-guerrilheiros e encerradas dez bases nas províncias de Inhambane, Manica, Sofala e Tete.

Vibes de Moz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Pages