África do Sul pretende extraditar Manuel Chang para Moçambique - VIBES DE MOZ

VIBES DE MOZ

Moçambique Online.

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

23/08/2021

África do Sul pretende extraditar Manuel Chang para Moçambique


Jornal publica que Pretória não extraditará antigo ministro das Finanças para os EUA, mas para Moçambique. Com a decisão, Manuel Chang poderá figurar na lista de arguidos do julgamento que começa esta segunda-feira.

O jornal Daily Maverick publicou no domingo (22.08) que a África do Sul vai extraditar o antigo ministro das Finanças Manuel Chang para Moçambique e não para os Estados Unidos.

Segundo a publicação de Joanesburgo, a justiça sul-africana teria aceite as garantias de Maputo de que Chang será julgado por alegadamente aceitar receber subornos no escândalo das dívidas ocultas – que envolve montante estimado de 2 mil milhões de dólares [1,7 mil milhões de euros].
A reportagem assinada pelo jornalista Peter Fabricius salienta que a decisão “desapontou” o Washington, que acredita que Chang enfrentaria um julgamento “adequado” em território americano. Os Estados Unidos estão interessados no destino do antigo ministro moçambicano porque investidores americanos teriam tido prejuízo de milhões de dólares com o esquema.

A alegada decisão de Pretória de enviar Chang para Maputo é divulgada na semana em que começa o julgamento de outros 19 implicados no alegado esquema de empréstimos ativado em 2013. Chang não estava originalmente entre os arguidos ou aparentemente na lista de 70 testemunhas, mas é possível que agora figure de alguma forma no julgamento que se inicia nesta segunda-feira (23.08), em Maputo.

Vibes de Moz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Pages